01084CHG CO R00 IM01 1.jpg
GRALHAS
HOUSE

Residência,

Canela, Rio Grande do Sul, Brasil

CONCEITO

Louis Kahn disse: "Você pergunta para um tijolo, 'O que você quer ser, tijolo?' e o tijolo responde, 'Eu gosto de arcos"...

A maioria dos tijolos que nós entrevistamos disseram que eles gostariam de constituir um lar. Quatro paredes e um telhado. 

Nós achamos que eles eram tijolos mais velhos, mais maduros. Com a intenção de se acomodar. 

 

A planta baixa do térreo é caracterizada por quatro linhas paralelas. As quatro paredes de tijolo. Os espaços principais são configurados por essas divisórias: A garagem, Cozinha, Sala de estar e Suíte principal. As outras duas suítes, exigidas pelo cliente, repousam sobre a laje de concreto acima da cozinha, em um volume retangular escuro. O conjunto é coroado por um telhado metálico angulado, um requisito da legislação, que cria uma sala com pé-direito duplo. O contraste entre o tijolo rústico, imperfeito e as chapas metálicas retas e artificiais é um claro destaque do projeto. A solução estrutural é bastante simples. As lajes de concreto se apoiam nas paredes de tijolo maciço. Como sabe-se, tijolos resistem melhor a tensões de compressão (em oposição à tração). Novamente, é uma questão de usar os materiais onde eles desejam ser usados. Concordamos com o Khan no final das contas.

01084CHG CO R00 IM02.jpg
01084CHG CO R00 IM03.jpg

INFO

DESENVOLVEDOR Privado

 

PROGRAMA Residência Unifamiliar

LOCALIZAÇÃO Canela, Rio Grande do Sul, Brasil

ÁREA DO PROJETO 278,26m²

ÁREA DO TERRENO 618,62m²

 

EQUIPE OSPA

GERENTE DE PROJETO Carolina Souza Pinto

LÍDER DE PROJETO Guilherme Silva

ARQUITETURA Guilherme Silva

CGI Guilherme Silva

COLLABORATORS

ESTRUTURA Felipe Rocha

HIDROSSANITÁRIO Felipe Rocha

download.png

© OSPA 2021