01084CHG CO R00 IM01 1.jpg
GRALHAS
HOUSE

Residência Unifamiliar,

Canela, Rio Grande do Sul, Brasil

CONCEITO

Louis Kahn disse: "Você pergunta para um tijolo, 'O que você quer ser, tijolo?' e o tijolo responde, 'Eu gosto de arcos"

A maioria dos tijolos que nós entrevistamos disseram que eles gostariam de constituir um lar. Quatro paredes e um telhado. 

Nós achamos que eles eram tijolos mais velhos, mais maduros. Com a intenção de se acomodar. 

 

A planta baixa do térreo é caracterizada por quatro linhas paralelas. As quatro paredes de tijolo. Os espaços principais são configurados por essas divisórias: A garagem, Cozinha, Sala de estar e Suíte principal. As outras duas suítes, exigidas pelo cliente, repousam sobre a laje de concreto acima da cozinha, em um volume retangular escuro. O conjunto é coroado por um telhado metálico angulado, um requisito da legislação, que cria uma sala com pé-direito duplo. O contraste entre o tijolo rústico, imperfeito e as chapas metálicas retas e artificiais é um claro destaque do projeto.

 

A solução estrutural é bastante simples. As lajes de concreto se apoiam nas paredes de tijolo maciço. Como sabe-se, tijolos resistem melhor a tensões de compressão (em oposição à tração). Novamente, é uma questão de usar os materiais onde eles desejam ser usados. Concordamos com o Khan no final das contas.

01084CHG CO R00 IM02.jpg
01084CHG CO R00 IM03.jpg

FICHA TÉCNICA

DESENVOLVEDOR Privado

 

PROGRAMA Residência Unifamiliar

LOCALIZAÇÃO Canela, Rio Grande do Sul, Brasil

STATUS Design Development

ANO 2020

ÁREA DO PROJETO 278,26m²

ÁREA DO TERRENO 618,62m²

 

EQUIPE OSPA

GERENTE DE PROJETO Carolina Souza Pinto

LÍDER DE PROJETO Guilherme Silva

ARQUITETURA Guilherme Silva

CGI Guilherme Silva

COLLABORATORS

ESTRUTURA Felipe Rocha

HIDROSSANITÁRIO Felipe Rocha

© OSPA 2020

BR  US  CN