CAP.1
TRÊS
FIGUEIRAS

Prédio residencial,

localizado em Porto Alegre, Brasil

Premiado

Projeto

CONCEITO

Localizado no bairro Três Figueiras, em Porto Alegre, o projeto é constituído de 16 apartamentos de frente. No último pavimento, os apartamentos são duplex. O partido visa consolidar uma volumetria que dialoga com a geometria do terreno, as linhas da rua e a escala do entorno imediato. O escalonamento dos blocos de concreto aparente estabelece uma continuidade em relação à topografia da região e garante um maior aproveitamento das áreas de sacada - todos os apartamentos possuem piscina de borda infinita. Resultantes do processo generativo, todas as unidades têm caráter e visuais únicos dentro de um conjunto dinâmico e homogêneo. No térreo, as áreas comuns são alocadas próximas à rua, mantendo um diálogo constante com a calçada através dos painéis perfurados de aço corten.

O Cap. 1 Três Figueiras é um projeto que oferece o habitar com o acolhimento sem distanciar-se da urbe. A tipologia padrão do bairro não é ignorada: vem-se quatro terrenos, propõe-se quatro volumes escalonados, respeitando uma morfologia do entorno. Fragmenta-se cada volume em cada unidades, cada qual em formato, funcionando como casas suspensas.

A série de terra convida os moradores para o uso externo, sendo cada um deles uma extensão do estar do apartamento. O dentro e o para se misturam conforme a necessidade. As generosas áreas comuns são posicionadas de frente para a rua, sendo a privacidade dos usuários regulada conforme sua vontade. A humanitarian proposal is the honestity constructive, later to the mind of thinking of morador: sofisticação sem ostentação.